Pré-secado

Trata-se de uma alternativa intermediária entre os métodos de silagem e de feno. Nos EUA esta técnica é conhecida como "haylage" ou, numa tradução literal, "feno-silagem".

O processo de conservação se dá pela fermentação e vedação da entrada de ar no material, trata-se de uma silagem que apenas passou por uma etapa de secagem prévia.


Corte

O corte é realizado com ceifadeira, idêntico ao utilizado na fenação.

Enleiramento

Feito o corte, o material é exposto para uma pré-secagem até atingir de 40 a 60% de matéria seca (MS), estando a forragem em condições de ser processada. É feito então o enleiramento, formando-se leiras uniformes, em nível e da mesma largura da enfardadeira, para facilitar o recolhimento.


Enfardamento e vedação

Nesse momento, é promovido o enfardamento e vedação cilíndricos, que têm por finalidade facilitar o processo de embalagem e evitar a criação de pontos de acúmulo de ar ou que pontas perfurem facilmente o filme plástico.

Em seguida, os fardos são envolvidos em filme de polietileno, com várias camadas, visando a selar a massa e criar uma condição de anaerobiose (ausência de oxigênio) para que o processo fermentativo transcorra apropriadamente.

O uso de fardos cilíndricos não é um capricho. Tem por finalidade facilitar o processo de embalagem e evitar a criação de pontos de acúmulo de ar ou que pontas perfurem facilmente o filme plástico.